Programa WVL- ALIADAS

 

Programa Women's Voice and Leadership – ALIADAS (WVL–ALIADAS)

O Programa Women's Voice and Leadership – ALIADAS (WVL–ALIADAS) é uma iniciativa financiada pelo Global Affairs Canada (GAC), que reflecte o compromisso do governo canadiano em promover os direitos das mulheres e a igualdade de género em países do Sul Global. Entre 2019 e 2024, o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) foi o implementador desta iniciativa, com o objectivo de fortalecer o movimento feminista e aumentar a influência e sustentabilidade das organizações lideradas por mulheres (WROs) em Moçambique.

Durante os cinco anos de implementação, o ALIADAS apoiou directamente 57 organizações feministas, das quais 18 receberam financiamento plurianual. As organizações apoiadas actuam em áreas cruciais, como direitos sexuais e reprodutivos, violência baseada em género, liderança política de mulheres e justiça económica. Através de um mecanismo de financiamento plurianual, subvenções para resposta rápida, reforço institucional e plataformas de aprendizagem em rede, o programa elevou o papel das WROs na formulação de políticas públicas, visibilizou as vozes de mulheres marginalizadas e consolidou uma identidade colectiva feminista em Moçambique.

Neste período, também foi fomentado o surgimento de lideranças femininas jovens, fortalecidas as capacidades organizacionais, promovido o diálogo intergeracional e lançadas as bases para uma nova geração de activismo feminista. O apoio do GAC foi fundamental para garantir flexibilidade financeira, foco nos direitos humanos e a priorização de agendas feministas autónomas.

Com a renovação do WVL-ALIADAS, que se estende de 2024/25 a 2029/30, o CESC e o GAC reafirmam seu compromisso com um investimento de 9,7 milhões de dólares canadenses, destacando que a liderança das mulheres é central para a construção de sociedades justas, resilientes e inclusivas. Esta nova fase traz melhorias baseadas nas lições aprendidas, com uma ênfase reforçada na descentralização do movimento e na inclusão de grupos historicamente marginalizados — como mulheres com deficiência, LBQTI+ e defensoras de direitos humanos.

Recentemente, foi lançado o novo Mecanismo Plurianual que irá seleccionar até 12 parceiras implementadoras locais (WIPs) como polos de poder feminista fora da capital do país. Brevemente será anunciado o Mecanismo de Resposta Rápida que irá ampliar ainda mais as oportunidades de apoio às iniciativas feministas em Moçambique.

Visite o site Aliadas em movimento para conhecer algum do trabalho realizado pelas parceiras do Programa ALIADAS.

 

Newsletter

Parceiros financiadores:

canada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam