Picture21 - embassy

Este é o apelo deixado pela Embaixadora da Finlândia em Moçambique, Satu Lassila, aos participantes da Conferência Nacional da Juventude. “A juventude é essencial para sociedades justas, sustentáveis e inclusivas. A juventude não é apenas o futuro, é o presente. Todos os dias, jovens moçambicanos mostram talento, inovação e liderança. O jovem ouvido torna-se agente construtivo. O jovem ignorado pode perder a confiança no sistema”, alertou.

No seu discurso, a Embaixadora destacou que Moçambique é um país jovem e que, com educação de qualidade, oportunidades de trabalho e participação cívica efectiva, o potencial juvenil transforma-se em força para todo o país. Apontou como desafios centrais a educação inclusiva e moderna, competências digitais, emprego digno, economia verde e criativa, participação democrática, saúde e bem-estar (incluindo saúde mental) e prevenção da violência.

 

A Embaixadora partilhou ainda as três experiências adoptadas na Finlândia com foco no desenvolvimento dos jovens: (i) Participação juvenil – na Finlândia, todos os municípios possuem conselhos de juventude com direito legal de serem ouvidos e muitas das propostas apresentadas por esses conselhos transformam-se em decisões concretas; (ii) Educação e emprego – o ensino técnico-profissional da Finlândia combina aulas teóricas e estágios práticos, aliado a uma “garantia jovem” que assegura a cada jovem, no máximo quatro meses após o desemprego, uma oferta de trabalho, formação ou estágio; e (iii) Prevenção da exclusão – na Finlândia são oferecidos serviços de saúde escolar, apoio à saúde mental e atenção especial a jovens em situação de vulnerabilidade.

Trata-se de experiências que, nas palavras da Embaixadora, não devem ser vistas como receitas prontas, mas como provas de que investir na juventude traz benefícios para toda sociedade. A terminar, a diplomata encorajou o Governo moçambicano a incluir jovens de todas as origens na formulação de políticas e anunciou que, em Outubro, uma delegação de jovens políticos finlandeses virá a Moçambique para um programa intercâmbio com jovens moçambicanos. “É um mecanismo que fortalece valores comuns como democracia, inclusão e oportunidades”.

Newsletter

Parceiros financiadores:

canada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam