
Os Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens (SAAJ) dos distritos do Alto Molócuè e de Gurué, na província da Zambézia, receberam, cada, uma viatura Toyota Hilux cabine dupla, ano fabrico 2023, e mais quatro motorizadas Honda XL 125, ano de fabrico 2022, para facilitar a mobilidade no exercício do seu mandato de promover a saúde e bem-estar de adolescentes e jovens.
As duas viaturas e oito motorizadas doadas esta semana fazem parte dos bens adquiridos pelo CESC durante a execução do programa “Avançando a Educação das Raparigas” (AGE, sigla em inglês), uma iniciativa de apoio à educação de raparigas com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos em Nampula e Zambézia, com foco na retenção e melhoria do desempenho escolar, bem como no acesso a serviços sociais básicos.
Tendo o programa AGE terminado em Março deste ano por decisão do Governo dos Estados Unidos da América, seu financiador, o CESC decidiu doar os bens adquiridos no âmbito da iniciativa aos seus parceiros. Além dos SAAJ do Alto Molócuè e Gurué, o CESC doou diverso material de escritório (cadeiras, secretárias, armários e mesas) e electrodomésticos (geleira e microondas) à Direcção Provincial de Educação e Cultura da Zambézia. As Rádios Comunitárias de Namacurra e do Alto Molócuè receberam, cada, um computador portátil de marca HP Probook Core i5.
A doação de bens aos parceiros que trabalham nas áreas de educação, saúde, direitos sexuais e reprodutivos traduz o compromisso do CESC com a promoção e protecção dos direitos humanos, particularmente os direitos das mulheres jovens e raparigas em Moçambique. O CESC acredita que os bens doados irão apoiar o trabalho dos seus parceiros na educação e empoderamento das jovens e raparigas, promovendo um desenvolvimento saudável e informando sobre práticas seguras e responsáveis.

 
    
    
 
  
 
   

 
  
  