WhatsApp Image 2024-08-30 at 3.08.26 AM
 
Em Molopia, uma comunidade do posto administrativo de Mecuburi-Sede, em Nampula, os casos de violência baseada de género, incluindo de gravidez precoce resultante de uniões prematuras, ocorriam com frequência e localmente eram encarados com alguma normalidade.
Mas essa realidade está mudar, pois os residentes locais estão a ficar cada vez mais conscientes dos riscos que essas práticas representam sobretudo para a saúde (física e mental) e o progresso das mulheres e raparigas, as principais vítimas.
Uma mudança de consciência que é bem testemunhada pelo líder comunitário Rohieque, ao afirmar que hoje em Molopia é raro um pai permitir que sua filha case antes dos 18 anos. "As pessoas da comunidade já começam a sentir uma maior pressão e responsabilização pelos seus actos. Isso representa uma mudança importante”, reconhece o líder comunitário.
As mudanças de mentalidades e comportamentos na comunidade de Molopia traduzem o trabalho de consciencialização de homens e mulheres sobre o significado e a importância da igualdade de género, um desiderato que só será alcançado se todos se empenharem na prevenção e combate à violência baseada no género e às uniões prematuras.
O trabalho de consciencialização é levado a cabo pelo CESC, através do Programa AGE, que conta com o apoio da USAID Mozambique. E Mecuburi é apenas um dos 12 distritos de intervenção do AGE, sendo seis em Nampula e igual número na Zambézia.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam