WhatsApp Image 2024-08-26 at 12.14.22 PM
 
Apesar dos directores de unidades sanitárias e técnicos dos serviços distritais de saúde afirmarem que os problemas levantados fazem parte do passado, o facto é que as comunidades continuam a queixar-se de cobranças ilícitas e de morosidade no atendimento em vários centros de saúde do distrito de Angoche, província de Nampula.
A discórdia foi manifestada durante o debate dos resultados de avaliação da qualidade dos serviços de saúde e educação feita com recurso a ferramenta Cartão de Pontuação Comunitária (CPC), uma actividade liderada pelo CESC, em parceria com a plataforma distrital da sociedade civil, no âmbito da implementação do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, apoiado pela Embaixada da Finlândia em Moçambique.
A avaliação usando a ferramenta CPC foi feita em 15 escolas e 05 unidades sanitárias do distrito de Angoche. Além dos problemas discutidos no evento de apresentação dos resultados, a avaliação constatou outros problemas no sector da saúde, como infra-estruturas precárias, falta de água e de “casas mãe-espera” – casas que hospedam e dão suporte às mães expectantes durante o seu último mês de gravidez e que vivem longe de unidades sanitárias.
Na educação, a avaliação constatou problemas como falta de energia, água e sanitários nas escolas, insuficiência de salas de aula e outros relacionados com a aprendizagem dos alunos. Além de apresentação dos resultados, o evento realizado na última quinta-feira (22 de Agosto) serviu igualmente para a elaboração do plano distrital, um documento que contém as acções de seguimento dos problemas constatados.
O CPC é uma ferramenta que informa os membros da comunidade sobre os serviços disponíveis e seus direitos, solicita as suas opiniões sobre o grau de acesso e qualidade dos serviços prestados. Tem ainda a vantagem de ser uma plataforma de diálogo entre os provedores de serviços públicos e as comunidades.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam