
No âmbito do encerramento do projecto de promoção da participação dos jovens e mulheres no processo de desenvolvimento descentralizado, implementado no distrito de Montepuez, Cabo Delgado, pela associação AMEC, com o apoio do CESC, através do Programa IGUAL, decorreu esta quinta-feira (22 de Agosto) o seminário de partilha de resultados.
O evento contou com a presença de mais de 50 pessoas (das quais 31 mulheres), com destaque para o secretário permanente e a directora dos serviços distritais da educação, juventude e tecnologia de Montepuez, membros da PRM, técnicos distritais de planificação, chefes de postos administrativos e membros dos conselhos consultivos criados pela AMEC durante os dois anos de implementação do projecto.
A intervenção da AMEC nas comunidades do distrito de Marracuene, como Nicuapa, Nannere, Mapupulo, Namanhumbite, Nanhupo e Miringe, consistiu no engajamento de jovens e mulheres na promoção da igualdade de género, na prevenção e combate à violência baseada no género e às uniões prematuras, bem como na criação de comités de género e de conselhos consultivos da povoação. Estas acções contribuíram para que jovens e mulheres participassem no processo de desenvolvimento descentralizado.
“Antes da AMEC vir para Montepuez eu sempre acreditava que por ser homem devia dar ordens à minha mulher. E sempre que ela me pedia apoio nas tarefas domésticas, eu não aceitava. Mas quando comecei a fazer parte do comité de género percebi que as tarefas domésticas devem ser executadas por todos os membros da família. Com a AMEC aprendi a respeitar a igualdade de género e a conhecer a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e a Lei da Família”, contou um beneficiário do projecto.
Os representantes do governo distrital de Montepuez presentes no evento congratularam a AMEC pelo trabalho feito ao longo dos anos na mobilização de jovens e mulheres para participarem no processo de desenvolvimento descentralizado. E sublinharam que as boas práticas e as lições aprendidas devem ser partilhadas com o governo local para garantir a continuidade das acções desenvolvidas pela AMEC no distrito de Montepuez.
A AMEC assegurou que o fim do projecto não significa necessariamente o fim da sua intervenção em Montepuez e prometeu continuar a apoiar as comunidades a participarem no desenvolvimento descentralizado.

 
    
    
 
  
 
   

 
  
  