WhatsApp Image 2024-08-22 at 2.10.21 PM
 
Cinco “sentinelas da paz e dos conflitos armados” que actuam nos distritos de Ancuabe e Montepuez, em Cabo Delgado, participam, nesta quinta-feira (22 de Agosto), em Pemba, no debate sobre o papel das mulheres defensoras de direitos humanos nos processos eleitorais, olhando para as oportunidades e os desafios para as eleições de 09 de Outubro próximo.
 
O evento é organizado pela Rede Moçambicana dos Defensores de Direitos Humanos (RMDDH), com o apoio do CESC, através do Programa IGUAL. As “sentinelas da paz” foram convidadas na sua capacidade de defensoras de direitos humanos, pois no seu trabalho elas promovem a igualdade de género, protegem mulheres e raparigas de abusos e exploração sexual em contexto de conflito armado, denunciam casos de violência baseada no género, reportam e retiram raparigas em situação de uniões prematuras e mobilizam as mulheres para participarem nos espaços de tomada de decisão.
 
No debate desta quinta-feira, Bernadete, uma das “sentinelas da paz” e facilitadora de Montepuez, apelou a uma reflexão profunda sobre o trabalho que está sendo feito para garantir a participação efectiva das mulheres nos espaços de tomada de decisão, incluindo durante os processos eleitorais. “O que é que estamos a fazer como Rede e como organizações da sociedade civil para garantir que as mulheres participam nos fóruns de tomada de decisão?”.
 
Outra “sentinela da paz” e facilitadora que interveio foi Quibibi, baseada no distrito de Ancuabe. Ela explicou que na comunidade onde trabalha há uma necessidade de investir-se na educação das mulheres, através de aulas de alfabetização, para garantir que a sua participação nos espaços de tomada de decisão seja efectiva e informada. “Só assim elas podem reivindicar os seus direitos e lutar pela igualdade de género”.
 
 
 
 
 
 
 

Newsletter

Parceiros financiadores:

canada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam