WhatsApp Image 2024-07-01 at 9.21.34 AM

 

Salas completamente vazias. Ninguém compareceu às aulas nesta sexta-feira. Nem os alunos, nem os professores. Numa das salas ainda se notam os vestígios da última aula da semana dada na quinta-feira, 20 de Junho. Foi uma aula da disciplina de português, 5ª classe, e o tema foi “Artigos definidos e indefinidos”, conforme escrito no quadro preto. E houve exercícios para os alunos, por sinal os últimos da semana.

Foi este o cenário de aparente abandono que o CESC e o seu parceiro local (plataforma das organizações da sociedade civil de Mandimba) encontraram na Escola Primária de Matope, na manhã desta sexta-feira, 21 de Junho. O motivo da visita era fazer o rastreio da despesa pública naquela escola, mas a actividade ficou sem efeito porque nenhum funcionário estava presente.

Algumas crianças que estavam a brincar no pátio da escola, por sinal alunas da mesma, disseram que às sextas-feiras não tem havido aulas na Escola Primária de Matope. Mas desconhecem as razões. Em Moçambique, as aulas decorrem de segunda-feira à sexta-feira em quase todos os subsistemas de educação. As interrupções acontecem nos feriados e tolerâncias de ponto.

No âmbito do rastreio da despesa pública, as visitas às escolas são coordenadas com os Serviços Distritais da Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), entidade responsável por informar as direcções das escolas sobre as datas e horários da chegada da equipa do CESC e do parceiro local. E foi assim em Mandimba.

Confrontados com a ausência de funcionários na Escola Primária de Matope, os SDEJT de Mandimba disseram que desconheciam os motivos da falta de comparência de professores e alunos, e garantiram que a direcção da escola tinha sido informada sobre a visita. Já o secretário permanente do distrito prometeu informar-se melhor do assunto para tomar medidas que julgar cabíveis para o caso.

O rastreio da despesa pública nos sectores de educação e saúde é uma iniciativa implementada pelo CESC e seus parceiros (plataformas distritais da sociedade civil) no âmbito do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, apoiado pela Embaixada da Finlândia em Moçambique.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam